Formada a rede de defensores populares do direito à educação

Articulação é fruto do Curso Cidadania e Direito à Educação, encerrado em agosto, e tem como objetivo ampliar iniciativas de exigibilidade

O curso Cidadania e Direito à Educação chegou ao fim no dia 7 de agosto, mas terá continuidade em duas iniciativas: uma delas é este blog, que segue no ar, com todo registro do processo, aulas, programação, vídeos e resenhas das atividades. Outra é uma rede de defensores pelo direito à educação, formada inicialmente pelos participantes do curso.

Paulo Ricardo, estudante de direito  e um dos participantes do curso, disse que “a rede de defensores é uma experiência interessante, um espaço que possibilita que os militantes tragam seu acúmulo de lutas sociais locais, e o enriqueçam com o conhecimento técnico necessário para acessar o sistema de justiça, para exigibilidade jurídica do direito à educação”.

Dos 70 participantes do curso, cerca de 40 foram certificados. No entanto, todos foram convidados a construir a rede, que se articula via internet e promove reuniões presenciais periódicas. “A rede é importante para dar continuidade à formação iniciada no curso, integrando os formandos às ações de defesa jurídica do direito à educação promovidas pelo Ação na Justiça, além de nos apresentar novas questões” afirma Ester Rizzi, assessora da Ação Educativa. A iniciativa é inspirada em outras ações de exigibilidade promovidas por organizações da sociedade civil, como as Promotoras Legais Populares.

O curso teve como objetivo difundir a noção de que educação é um direito; formar defensores populares do direito à educação de qualidade e potencializar a capacidade de atuação de todos – participantes e organizadores – nesta luta.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: